Entre em contato conosco através do WhatsApp

Fale Conosco

Rio de Janeiro, RJ
Rio de Janeiro, RJ
(21) 99747-9402

Estude conosco, temos os melhores cursos 100% Online do mercado

Como superar o medo de fazer entrevista de emprego?

Por que temos medo de fazer entrevista de emprego

Sentir medo de fazer entrevista é totalmente compreensível. Afinal, nessa situação, você sabe que está sendo avaliado e que tem poucos minutos para contar o melhor da sua história e demonstrar todo seu potencial profissional para o entrevistador.

Além disso, embora possamos prever que tipo de pergunta será feita, nem sempre entendemos o que o recrutador quer saber exatamente com cada pergunta.

Portanto, se você tem medo da entrevista de emprego, sinta-se compreendido. E, para não deixar esse sentimento atrapalhar seu desempenho no processo seletivo, nós temos aqui algumas recomendações.

Como não deixar o medo de fazer entrevista atrapalhar seu desempenho

A entrevista de emprego é o momento do processo seletivo em que você deve apresentar a sua história para o recrutador e tirar dúvidas que ele possa ter sobre o seu currículo. É também o momento em que ele pode fazer perguntas inesperadas para avaliar sua capacidade de reação e raciocínio sob pressão. Veja a seguir algumas técnicas que podem minimizar os efeitos negativos que o nervosismo pode ter sobre seu desempenho.

1. Estude o seu currículo

Pode parecer brincadeira, mas não é. Conhecer seu currículo de ponta a ponta, com todos os detalhes frescos na memória, é muito importante para chegar mais preparado (e, possivelmente, mais seguro) para a entrevista. É claro que o currículo é seu e se trata da sua história. Ainda assim, sob tensão, algumas datas podem fugir da memória, por exemplo. Estude sua história como se estivesse preparando para uma prova. Isso pode evitar aquele temido “branco” na hora de responder alguma pergunta.

2. Prepare suas respostas para afastar o medo de fazer entrevista

Ainda que não saiba exatamente quais serão as perguntas que o recrutador fará durante a conversa, você pode preparar as respostas para as perguntas mais comuns da entrevista de emprego.

3. Faça e refaça a entrevista mentalmente

Uma forma de se preparar para a entrevista é visualizá-la. Imagine-se conversando com o recrutador, respondendo suas perguntas, falando sobre você e demonstrando o quanto você é capaz de assumir o cargo que está disputando. Imagine como você pode impressionar positivamente o entrevistador com sua experiência e sua forma de contar seu histórico. Imagine também que tipo de pergunta você pode fazer durante a conversa. Quanto mais você imaginar essa cena, mais calmo você deve se sentir na hora H porque a situação já será “familiar” para você.

4. Avalie seus erros e acertos nas entrevistas anteriores

Ninguém gosta de relembrar erros, mas fazer essa auto-avaliação pode ajudar a não perder outras oportunidades. Lembre-se de respostas que não foram boas e pense de que forma você poderia melhorá-las se tivesse outra oportunidade. Pense no que mais deixou você tenso em outras entrevistas (você se atrasou? confundiu alguma informação? engasgou?) e faça o possível para evitar que isso aconteça novamente.

5. Peça um momento para pensar, se necessário

Sabe o que também pode ajudar a afastar o medo da entrevista? Saber que você não precisa ter todas as respostas prontas. É importante, sim, preparar tudo o que for possível com antecedência, mas também é importante saber que você pode ser surpreendido pelo recrutador com uma pergunta inusitada. Se isso acontecer, o melhor a fazer é assumir a surpresa e dizer que você precisa de um tempo para pensar. Sim, você pode dizer “Boa pergunta. Eu preciso pensar, pode me dar algum tempo?” e tudo bem. O importante é demonstrar que, ainda que você não estivesse preparado para aquilo, você tem capacidade de admitir isso e reverter a situação da melhor forma possível naquele momento.

6. Lembre-se dos melhores momentos profissionais

Dias antes e, principalmente, horas antes da entrevista, relembre os melhores momentos da sua carreira ou da sua vida acadêmica (se você estiver ainda no início da vida profissional). Essas memórias devem alimentar sua autoconfiança e com certeza ajudarão a controlar o nervosismo durante a entrevista.

Ou seja, prepare-se da melhor forma possível, ensaie suas falas e, se for surpreendido, respire fundo para oxigenar as ideias e dar a melhor resposta que puder naquele momento. Boa sorte – e estamos aqui, na torcida. 🙂

Gostou ? Compartilhe com a galera.

Facebook
WhatsApp

Nosso mural tem espaço para
você também!

Queremos sua foto aqui também no nosso mural da fama, junto com nossos alunos concluintes.

Canais de Atendimento
WhatsApp
(21) 99747-9402
E-mail de suporte
E-mail Financeiro

C.N.P.J: 37.594.899/0001-28